À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta

| 11 comments
por Aventuras na História
Link da Fonte


Hoje em dia, a afirmação é usada em palestras de marketing para dizer, por exemplo, que um restaurante deve ser como a mulher de César. De que adianta o estabelecimento ter comida de qualidade e bom atendimento, mas parecer uma espelunca? Na política, usa-se para dizer que os governantes, além de serem honestos, precisam agir como tal. A frase original surgiu após um escândalo em Roma, por volta de 60 a.C., envolvendo o homem mais poderoso do mundo, sua mulher e um nobre pretendente.

Pompéia vivia muito sozinha, enquanto o marido Júlio César passava meses com seus exércitos. É nesse cenário perfeito para as fofocas que surge Clódio, um nobre admirador da moça. “Numa noite, para conseguir se aproximar de Pompéia, ele entrou no palácio disfarçado, mas acabou se perdendo pelos corredores e sendo descoberto e preso”, diz a historiadora Maria Luiza Corassin, da Universidade de São Paulo.

O jovem foi levado ao tribunal e o próprio César convocado para prestar esclarecimentos. “Ele declarou ignorar o que se dizia sobre sua mulher e a julgou inocente”, afirma Maria Luiza. O penetra foi absolvido, mas Pompéia não se livrou do ostracismo e do repúdio do marido. Para quem o acusava de estar sendo contraditório, ao defender a mulher no tribunal e condená-la em casa, ele teria afirmado: “Não basta que a mulher de César seja honrada, é preciso que sequer seja suspeita”.

11 comments

Anônimo 7 de dezembro de 2013 às 06:20

Tem como disponibilizar esse blog em PDF?

Soldado | 7 de dezembro de 2013 às 22:33

Existem programas que permitem vc mesmo fazer isso. Fizeram isso com o blog do Silvio Koerich, como vc pode ver na aba "Recomendados", à direita.

Anônimo 23 de janeiro de 2014 às 20:00

acabei de conhecer seu blog,conheci um garoto revoltado com as mulheres e de alguma forma (não vem ao caso)descobri que ele lê esse blog,antes e prosseguir ou vc parar de ler tenho que dizer que sou mulher,e mesmo que eu não tenha lido todos os seus posts (levaria muito tempo)tenho que concordar em ALGUNS pontos vc esta certo:primeiro as mulheres so querem bad boys,as promiscuas são as piores.e os joguinhos que nos mulheres fazem são tudo aquilo que vocÊ falou,porem ate vc tem que concordar que existem casos particulares.........agora vem a parte ruim:acho dificil vc encontrar alguem com a mente tão envenenada assim,tudo bem as pessoas tem problemas com relacionamentos mas a vida é um jogo?e se for, esse jogo acaba? deixe de ser paranoico,e depois dizem que as mulheres vivem tentando procuram significado em tudo que os homens fazem,enfim.cansei de digitar mas espero voltar no seu blog e ver alguma resposta para minhas perguntas............................ sinceramente:Luana

Toni-Toni | 23 de janeiro de 2014 às 22:12

É complicado exigir isso de uma mulher hj em dia. Somos vistos como neuróticos e constantemente lembrados de que ninguém é perfeito.

Anônimo 9 de abril de 2015 às 15:05

Volta a digitar no blog, os sites da real nao podem parar!

Soldado | 18 de fevereiro de 2016 às 22:56

Anônimo 15 de fevereiro de 2016 03:20

Sim e não. Eu acompanho os comentários, mas não estou postando nada novo.

Anônimo 10 de junho de 2016 às 11:54

Bom dia senhores...
Vi que pra minha felicidade ainda estão acompanhando os comentários, e gostaria de saber onde posso fazer um relato sobre a mudança que obtive em vários setores da minha vida gracas ao blog.
Tomara que não pareça piegas ou estúpido aos olhos de alguns, mas creio que um homem sem gratidão não é homem de verdade.

ulysses freire da paz jr. | 24 de outubro de 2016 às 19:11

Preocupação com a aparência é muleta de quem não possui consistência. O clichê supra citado faz coro e é coerente com a citação de Henry Kissinger — 'It is not a matter of what is true that counts, but a matter of what is perceived to be true.'

A VERDADE É, NÃO APARENTA

"Wenn kein Mensch mehr die Wahrheit suchen und verbreiten wird, dann verkommt alles Bestehende auf der Erde, denn nur in der Wahrheit sind Gerechtigkeit, Frieden und Leben!“ (Friedrich von Schiller 1759-1805) Quando ninguém mais buscar ... e difundir a VERDADE então tudo o mais na Terra estará degenerado, pois somente da VERDADE decorrem a JUSTIÇA, A PAZ E A VIDA.

Petrônio 9 de março de 2017 às 05:54

Pena que não está mais postando esse blog simplesmente é maravilhoso me ajudou bastante a entender de dinâmica social e do que estava errado na minha vida alimentando sentimentalismo e acreditando na mídia...

Um dos melhores blogs de real é esse que reúne os melhores posts o outro blog que era bom foi o falecido depaspalhoarealista infelizmente esse último não foi feito backup. Enfim só tenho à agradecer ao companheiro Soldado por deixar esse blog no ar intacto.

Anônimo 23 de junho de 2017 às 01:53

Que aconteceu man? Acabei de terminar de ler seu blogue inteiro. Todos os posts e todos os comentários. Volte a escrever aqui Soldier. "Para que o mal vença basta que o Ben não faça nada".
Back to the front, man!

Padrinho.

Postar um comentário